Sobre a Casa dos Contos

E lá se vão mais de 45 anos! A cozinha afetiva, a la carte e o “prazer de comer” segue nos movendo!

Nessa história, colecionamos inúmeros momentos inesquecíveis. Vimos e contribuímos com a felicidade de muita gente! Fizemos parte de momentos marcantes de várias pessoas, recebemos célebres e culturais presenças que nos prestigiam constantemente e ganhamos vários prêmios no setor. A Casa dos Contos se tornou verdadeiramente uma referência na gastronomia belo-horizontina! Amamos o que fazemos!

Para o mineiro, a cozinha é o coração da casa. E para nós, não poderia ser diferente. É de lá que sai nossas melhores criações, como o Filé Surprise, o Filé à Novo Sul, o Filé dos Anjos, o Peito à Parmegiana, o Filé à Cubana, entre outros. Em nosso vasto Menu a la carte, há opções para todos os paladares! Nossos produtos são sempre frescos e nossos molhos são todos preparados na Casa. Temos todo o cuidado com o seu alimento, da seleção dos ingredientes, passando pelo preparo, até o momento da chegada ao cliente.

Mas não só da gastronomia, alcançamos o posto de referência. Em nossa história, muitas páginas de apoio à cultura foram e são escritas até hoje. Virou tradição! A Casa dos Contos sempre foi e é um espaço eclético e democrático, reduto de intelectuais, acadêmicos, artistas, estudantes e formadores de opiniões. Sempre estivemos ao lado da classe artística, sendo uma das pioneiras a apoiar e incentivar, principalmente, o pessoal do teatro e do cinema. O Restaurante sempre visou a contribuir com o desenvolvimento da cidade e a fomentar a cultura. Temos esse regionalismo e essa mineiridade bem forte em nossas raízes!

Além da tradição gastronômica, a tradição cultural também se fortalece com os lançamentos de livros e as exposições de arte que promovemos mensalmente em nossas dependências. Esse é outro pioneirismo que conquistamos. Fomos o primeiro restaurante a oferecer oportunidade aos artistas plásticos de exporem suas belas obras em nossos salões. Isso muito nos orgulha!

A criação do Delivery durante a pandemia Mundial da Covid 19 foi outro momento importante em nossa história. Para nós, o Delivery não é fast-food mas sim a maneira da refeição chegar ao lar dos nossos clientes. Apreciamos o momento da refeição e o prazer de comer.

Possuímos os valores mineiros! Aqui entregamos carinho, revivemos lembranças, fomentamos aquela saudade gostosa que só o paladar pode vivificar. Igual quando sentimos aquela sensação boa quando provamos uma comida que nos lembra alguém ou algum momento vivido.

Cultura, excelência na gastronomia, zelo no atendimento e na preparação de cada prato são alguns dos ingredientes diferenciais da Casa dos Contos, desde 1975. Toda essa mistura relatada e outras mais é que agrega tanto valor em nossos aromas e temperos! Talvez por isso e por toda essa entrega e dedicação ao que fazemos é que conseguimos realizar e permanecer vivendo esse nosso sonho!

Fomos eleitos, por 7 anos consecutivos pela Revista Encontro Gastrô, o Melhor Restaurante Tradicional de Belo Horizonte. Mas sem nossos clientes, amigos e parceiros, nada disso faria sentido e seria possível! Isso tudo muito nos alegra, pois evidencia que continuamos no caminho certo. Somos muito gratos a todos que seguem próximos a nós de alguma forma, nos apoiando, incentivando e pontuando correções a serem feitas.

Seguimos exercendo o nosso dom de servir as pessoas! Pois ele nos oferece oportunidades diárias de contribuir com um mundo melhor, distribuindo trabalho e muito afeto em forma de gastronomia para as pessoas! Sejam sempre muito bem-vindos à nossa Casa!!!

  • História da Casa
  • História do Nome

A Casa dos Contos foi fundada em outubro de 1975 pelo empresário Memo Biagi. A princípio funcionava na rua Santa Rita Durão, entre Pernambuco e Paraíba, numa antiga casa que acabou demolida para dar lugar a um prédio. Em 1984, o empresário Antônio Edmar Roque adquiriu o restaurante, que passou a adotar o perfil de cozinha variada. Com o tempo, a Casa dos Contos se tornou um ponto de referência para o encontro de profissionais do teatro, música, literatura e artes plásticas. Também por esta razão, a Casa dos Contos vem servindo informalmente como uma galeria de arte com programação regular.

Hoje, a atual proprietária Maria Leonor Xavier se dedica ao Restaurante com carinho e dedicação, mantendo o padrão, a história e o clima cultural sempre vivos.

(fonte: ESTADO DE MINAS)

Vinculada ao Ministério da Fazenda, a Casa dos Contos de Ouro Preto é um casarão de 1784, palco das arrecadações tributárias. Originalmente foi construída para residência de contratos do arrematante João Rodrigues de Macedo, uma das maiores fortunas da Colônia no século XVIII. Em 1792, encontrando-se Macedo em débito com a Real Fazenda o prédio se tornou patrimônio público. Preservando, hoje, a documentação econômico-fiscal do Ciclo do Ouro e a arquitetura barroca.

Atualmente, a Casa dos Contos se tornou sede disponível de um rico acervo cultural, promovendo as artes e a cultura nacional. O que antes servia ao fisco e à moeda vigente, hoje disponibiliza conhecimento histórico e artístico, abrigando um belo museu e salões destinados a conferências e exposições que divulgam um pouco mais esse amplo potencial cultural do estado das Minas Gerais.

E é nessa ambientação cultural que o Restaurante Casa dos Contos faz o seu nome. Destino certo de artistas e intelectuais mineiros. Um ícone da gastronomia belo-horizontina que, dos contos de réis aos contos culturais, sociais e políticos, continua a fazer história no circuito tradicional de Belo Horizonte, desde 1975.

EnglishFrenchPortugueseSpanish

Prezados amigos e clientes,

Excepcionalmente no dia 12 de junho (Dias dos Namorados), não haverá serviço de Delivery, somente Salão e Retirada de Balcão. Agradecemos a compreensão!

Desculpe-nos o transtorno!

O sistema está temporariamente fora do ar. Por favor, peça pelo telefone: (31) 3261-5853. Agradecemos a compreensão!